RSS

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

As Deusas Gregas e nosso perfil

Nós mulheres do século XXI , podemos tranquilamente aprendermos com o comportamento das deusas gregas , vamos conhecer um pouquinho delas e das afinidades com nossa personalidade:

ARTÊMIS/DIANA:

É a mulher atlética, que aprecia a vida ao ar livre, ama a natureza e os animais. Sabe viver só e sente-se bem assim, adora viajar e aproveita a vida de forma independente e individual.
Caso ultrapassem o limite imposto por ela , pode tornar-se cruel e vingativa. Ela personifica o espirito da mulher independente , objetiva e pratica.



ATENAS/MINERVA:
Busca realizar-se em uma carreira onde possa mostrar sua sabedoria.
Extremamente profissional , dedica-se a educação , cultura e equilibrio.
 Só se envolve em causas justas, não briga por qualquer motivo , seus argumentos são sempre incontestaveis.
O arquétipo dessa deusa denomina um espírito da mulher justa, protetora,  conselheira , sábia é representada por mulheres de mente lógica, que são governadas pela razão.


HÉSTIA/VÉSTIA:

Normalmente esse arquétipo é encontrado em mulheres com dedicação religiosa, encontra na introspecção e meditação ou filosofia religiosa sua realização. Calma, paciente , valoriza o poder da introspecção por ser sabia , não valoriza o poder por isso profissionalmente pode não ser bem sucedida.
Mulher de poucos amigos , não gosta de conversa fiada ou papos intelectuais demais.
Sua forma de ser é ouvindo com o coração e aconselhando sempre com uma palavra de amor e conforto.


HERA/JUNO:

São ligadas ao poder , as lideres políticas podem ser representadas por ela. São apegadas as tradições e defendem o casamento , moralista, fiel , representa a mulher com desejo ardente de ser esposa, dona de casa, e consegue espaço tambem para ser uma excelente profissional.
É capaz de suportar uma relação com dificuldades com seu companheiro.
Reage a perda com raiva e não com depressão.
Quando só, tem uma vida sociavel intensa porem quando casada, se afasta das amigas e de sua vida social.


Perséfone/Coré:

Atraída pelo mundo espiritual , por assuntos ocultos , modesta , gosta de ser discreta, não gosta de ter sua vida exposta , vive dividida entre o mundo real e o desconhecido.
Misteriosa, mística, pode ter pensamentos sombrios de acordo com a energia do seu momento apesar de ser muito compreensiva , explode quando atacada.
Sua atitude é de eterna adolescente, muitas vezes se permitindo ser conduzida pelos outros por pura inocencia.
Podem permanecer jovens de espirito por toda vida.  Muitas vezes tornam-se subimissas.


AFRODITE/VÊNUS:

É a mulher que se deixa levar pelo amor. Feminina , atraente , pode usar o amor como arma mortal somente para satisfazer  seus desejos, Sensual , sensivel , e refinada está voltada principalmente para os relacionamentos humanos , voltada para beleza, inspiração e artes.
Seu arquétipo  governa o prazer pelo amor e pela beleza . É muito comum conquistar mais por sua energia atrativa do que por sua aparencia. Rainha do carisma pessoal, envolve as pessoas com seu magnetismo. 


Bom agora cada uma identifica a sua deusa pessoal e no proximo texto contarei a história delas.... e aos poucos vamos conhecendo nosso universo feminino...

sábado, 18 de setembro de 2010

As Deusas e as afinidades com nosso dia dia


Arquétipos, são fontes derradeiras daqueles padrões emocionais de nossos pensamentos sentimentos, instintos e comportamentos...
No nosso caso, o arquétipo feminino é tudo que pensamos, sentimos,  com criatividade, inspiração,tudo que acalentamos.
É a nossa aproximação com a lua, com nossa natureza altamente sensitiva.
Vou a partir deste texto dar uma pequena demosntração do que é a ligação das deusas gregas com o nosso arquétipo feminino, que tem sido o tema do workshop que tenho feito aos sabados . 
A linguagem mitológica nos ajuda a a compreender o posicionamento do ser humano no mundo. O mito serve como elemento de orientação. Para Jung  o mito ,  é como uma verdade profunda de nossa mente.
Vou colocar no próximo texto as comparações e definições das deusas com nossos arquétipos femininos....