RSS

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Meu trabalho com as Essencias

Como terapeuta , encontrei nas essencias um instrumento maravilhoso para auxiliar meu trabalho.
Essa é uma foto dos sais que eu faço com finalidade terapeutica  eles são personalizados e consagrados auxiliando muito nos tratamentos.
Cada essencia tem uma ligação com nossa natureza e nos auxilia e muito a superarmos dificuldades internas.
Quando descobrimos atrvaves das essencias o poder de transmutar nossas limitações, encontramos nos banhos aromáticos, oleos essenciais a aliança perfeita para o equilibrio e o relaxamento do dia -dia.
Desde a antiguidade, a aromaterapia e os óleos essenciais são utilizados pelo seu efeito benéfico tanto para o corpo como para o espírito. O uso dos óleos essenciais e da aromaterapia estava presente em todos os continentes, tendo sido utilizado na vida diária e nos rituais de múltiplas culturas no passado
 O seu uso permitiu a disposição de antisépticos naturais, combater epidemias, limpar aposentos, atenuar dores, combater doenças, cuidar da higiene corporal e facial, melhorar as relações sociais, etc. Já em 5.000 a.C., as pessoas que viviam no Paquistão usavam a aromaterapia nos banhos públicos.
Os egípcios nos seus Papiros Ebers, com mais de 900 remédios, descrevem os óleos essenciais como “uns elementos mais caros do que o ouro e a prata”, utilizavam extractos e óleos como antisépticos no processo de mumificação. Tanto foi assim que em 1922 quando foi aberto o túmulo de Tutankamon ainda perdurava a fragância de flores e madeiras aromática, as quais haviam sido depositadas há mais de 3.000 anos atrás.



   ABSINTO
é uma erva originária da Europa Central e Meridional. No século XV, na Inglaterra, os magos inventaram uma poção mágica com o óleo extraído do Absinto, que garantia força aos amantes, e a erva ficou ligada ao amor. Seu perfume é ideal para as pessoas que buscam harmonia, inspiração, amor e intuição.

CÂNFORA
Sua planta é cultivada basicamente, em Taiwan, China e Japão. Usada na composição de sabonetes, cosméticos, incenso e produtos medicinais. A Cânfora já era conhecida dos alquimistas medievais e usada em bálsamos como relaxante muscular. Ela é indicada para a realização de experiências psíquicas e místicas, trazer inspiração, melhorar a memória e o discernimento, favorecer a meditação e a abertura do inconsciente coletivo.


ESTORAQUE
Trata-se de uma goma-resina tirada da “Liquidambar Orientalis”, família das hamamélis, nativa da Anatólia e da Ásia Menor. Outras variedades da mesma planta crescem nos Estados Unidos, México, Honduras e Guatemala. Era um dos aromas mais valorizados da Antiguidade e queimados como incensos em templos. O Estoraque favorece a comunicação, o humor, o humanitarismo. A sorte, a capacidade de observação e da ordem.


JASMIM
Originária da Índia e hoje cultivada em quase todas as zonas temperadas, essa flor é valorizada há muitos séculos. Na antiga Pérsia, era considerada sagrada e na China, suas pétalas enfeitavam as fachadas das casas durante comemorações do Ano Novo, além de entrar no preparo de chás. Os chineses também a usavam para purificar os quartos de pessoas doentes. A essência dessa flor está ligada à cura, afetuosidade, maternidade, rejuvenescimento, sedução , devaneios e sentimentos.

NARCISO
Planta ornamental na América do Norte, no sul da França e na Holanda, seu nome não vem de Narciso, o jovem grego que gostava de admirar o próprio reflexo na água de um lago (daí surgiu à palavra Narcisismo), mas do Grego “narkão” , que significa entorpecer, pois tem a propriedades narcóticas e venenosas. Seu óleo era muito usado pelos árabes que consideravam afrodisíaco e bom também para a acura da calvície. O narciso estimulava a fidelidade, inteligência, paciência, silêncio, a união dos opostos, retraimento, , meditação e elevação.

ROSA
A mais famosas das flores, cantada em verso e prosa pôr autores de todos os tempos, está liga a Vênus e ao amor. Acreditasse que ela tenha surgido na Pérsia e conquistadores árabes a tenham levado para outras partes do mundo. Já no ano de 330 a. c. os gregos usavam perfumes de rosas e até acreditavam em seu poder de curar o cansaço mental. O perfume da rosa estimula a conquista, afeto, beleza, artes, inspiração, romance, sentimentos e nobreza.

BENJOIM
é uma goma-resina extraída de plantas originárias da Tailândia e da Sumatra. O Benjoim é usado como incenso em cultos budistas e hindus. Indicado para favorecer a conquista, o afeto, o talento artístico, o idealismo, o amor, a sensualidade o triunfo. Além disso alivia o cansaço mental e o desgaste emocional.

CEDRO
A árvore é cultivada no oriente e no ocidente. Os egípcios consideravam a madeira do cedro imperecível e achavam que ela preservava corpos humanos. Pôr isso, a utilizavam em caixões e injetavam seu óleo em cadáveres durante o processo de mumificação. A madeira era usada também como incenso nos templos e o óleo em cosmético refinado. Essa essência estimulava o entusiasmo, a capacidade crítica independência, o otimismo, sabedoria e a liderança.

GÁLBANO

Retirado de plantas como a umbelífera é da família do funcho, o Gálbano é citado na Bíblia. Seu aroma é descrito como muito agradável no Eclesiastes. Esse perfume estimula a confiança, a harmonia, à paciência e favorece a cura, a iniciação espiritual e o conhecimento interior.

MIRRA
Goma resina originária da Babilônia, ela é encontrada em vários arbustos da Somália, Etiópia, Sudão e do sul da Arábia. A mirra estava entre os presentes dos Reis Magos ao menino Jesus. Era muito usada no Oriente próximo e no Mediterrâneo na fabricação de incensos, perfumes, remédios e também no embalsamamento. Hoje o seu óleo é utilizado em perfumes florais e orientais. Ela é indicada para estimular a compreensão, a estabilidade e a fertilidade.

OLÍBANO
Encontrado na Índia e em alguns países da África, o olibano é uma goma-resina. Foi muito utilizada na antiguidade para confecção do incenso. Segundo o historiador grego Heródoto, o olíbano era queimado na Torre de Babel. Hoje, ele é usado na igreja católica. Além disso, entra na composição de perfumes orientais, cítricos e florais. O aroma está associado a equilíbrio, beleza, devoção, iluminação, meditação renascimento, verdade, santificação e êxtase.

VIOLETA

Na antiguidade, os gregos acreditavam que essa flor, que cresce em diversas regiões temperadas e tropicais, servia para acalmar raiva. Já os celtas a utilizavam em cosméticos ou para combater espíritos maléficos. Também os adeptos do vodu dizem que seu óleo é bom para quebrar o poder dos encantos e afastar espíritos malignos. Um perfume de violeta ajuda a pessoa a espantar seus fantasmas pessoais.

CANELA

Até 1776,a árvore da qual a canela é extraída era encontradas em estado selvagens na natureza, no leste da Índia, Cochinchina, Sumatra, Birmânia, Indochina e Indonésia. O óleo processado nos Estados Unidos e na Europa é de melhor qualidade. A planta e sua essência estão ligadas ao sol: pôr isso seu perfume trás contentamento, energia, expansão e jovialidade.

CIPRESTE

Originária do Mediterrâneo Oriental, essa árvore é cultivada na Europa e na África. seu óleo é usado nos cultos vodus para curar doenças e atrair a sorte e o dinheiro. Não há um perfume de Cipreste, mas o seu óleo entra na composição de fragrâncias verdes. Esse aroma facilita a concentração, a firmeza e o equilíbrio da lógica com a perfeição.

HORTELÃ

O óleo de hortelã extraído da “Mentha Spicata” planta nativa da região mediterrânea européia,é usado em perfumes verdes. Em Atenas, as pessoas os esfregavam nos braços, possivelmente pôr suas qualidade desodorizantes. Nos livros de vodu consta que os seus óleos anulam feitiços malignos. Perfumes com hortelã favorecem a compreensão, decisão, ordem, integridade e consciência ecológica.

MURTA
A planta, um arbusto, é cultivada em várias regiões mediterrâneas, no sul da Inglaterra e em alguns pontos dos Estados Unidos. Os povos antigos consagravam a murta à Vênus porque a considerava símbolo do amor. Receitas do folclore grego e do romano para a pessoa que quer conservar amor e juventude recomendavam o consumo de chá de murta de três em três dias. Usar perfume com murta proporciona boa sorte, harmonia amor, luxo, casamento, riqueza material, confiança, imaginação criativa e sabedoria.

PATCHOULI

A maior parte do óleo de patchuli encontrado a venda e das Filipinas e Indonésia, de onde se origina a planta da qual ele é extraído. A essência ficou conhecida em 1820 na Grã-bretanha, quando passou a ser colocada em xales indianos. No oriente, ele ainda é usado para perfumar roupas de cama e mesa e com sua folhas se fazem saches. Ele é indicado para estimular vitalidade e purificar os impulsos animais como desejo sexual e fome.

TABACO
Essa planta tem origem nos Estados Unidos, mas hoje é cultivada em diversos países. Inicialmente era queimada nas cerimônias dos índios norte-americanos e foi introduzida na Europa pelos ingleses. Ela era usada para desinfetar e prevenir infecções e até mesmo crianças a fumavam, porque se acreditava que o fumo evitava as pestes. Atualmente, o tabaco entra na composição de perfumes orientais e nos masculinos. O aroma leva a pessoa a ter coragem, firmeza, disciplina, vitalidade, poder e autocontrole.

SÂNDALO
Madeira originária do leste da Índia, Sri-lanka e Indonésia, sua árvore é cultivada a milhares de anos. Seu aroma já era mencionado em escritos védicos datados de 5 ªc. os orientais o seu óleo para embalsamar príncipes e construir portões de templos. Os Hindus acreditavam que seu aroma purifica o corpo e a alma e pôr isso o utilizavam na comemoração do ano novo (12 de abril) e nos casamentos. Seu aroma está associado a afeto, vivacidade, grandeza, amor, sensualidade e triunfo.

0 comentários:

Postar um comentário