RSS

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Depressão : A dor da alma


Está muito além de uma tristeza profunda. Não é apenas melancolia ou desânimo superficial, é uma doença que interfere e muitas vezes paralisa a vida das pessoas. Segundo a psicanalista  Ana Maria Homem, é uma das doenças mais obscuras dos nossos tempos, onde o número de diagnósticos tem crescido assustadoramente.
Uma pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde(OMS) constatou que a depressão é a quarta maior incapacidade no mundo. A previsão, é que até 2020 seja considerada como a segunda, apenas atrás de doenças cardiovasculares. Devemos saber observar a diferença entre uma pessoa que sofre por algo impactante e pode estar de luto por perda de alguém ou algo na vida com uma patologia que silenciosamente vai criando um ambiente sem vida e sem cor para quem sofre. Existe uma diferença visível entre um estado deprimido natural e temporário com uma depressão. De repente tudo perde a graça, a vida sai do seu ritmo natural. Tudo que era prazeroso, não tem mais tanta importância. Nos deparamos com sentimento medonho do "nada", é isso o vazio, esse muitas vezes é o sentimento que rege a depressão.
Tratar com respeito e compreensão quem a sofre é um grande passo. Não julgar como preguiçoso, apático ou desestimulado por vontade própria. É preciso prestar atenção aos sinais que a doença traz. A busca incansável por uma felicidade que acredita-se estar em algum lugar, pode ser o primeiro passo para demonstração de uma depressão escondida, muitas vezes "maquiada".
Quando a pessoa sofre da doença, a quantidade de pensamentos negativos é muito grande. Pode ser acompanhada de ansiedade e estresse, tornando o indivíduo muitas vezes agressivo e irritado. A diminuição do interesse, distúrbios do sono, falta de apetite, falta de vontade de aproveitar o dia, isolamento social, excesso de sono e muitas vezes pensamentos suicidas. Esses sintomas, muitas vezes não são percebidos pela família torando o quadro mais agudo.
Além do médico, é preciso de um especialista específico para tratar a depressão. É indicado terapia, pois o psicólogo tem sua técnica para auxiliar no tratamento médico indicado. Na Terapia Alternativa, temos Yoga, Terapia Floral, Aromaterapia, Hipnoterapia, Técnicas de Reprogramação Mental, Técnicas de Respiração Coordenada, Harmonização Xamânica , dentre outros como técnicas que auxiliam e ajudam a enfrentar a depressão.
Ervas que podem auxiliar no tratamento: Alecrim, Alfazema, Damiana, Nóz de Cola.

 

Fontes: Revista Guia minha Saúde; livro O Guia completo das plantas medicinais David Hoffmainn



0 comentários:

Postar um comentário