RSS

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Oléos essênciais ou chamados voláteis, são importantes na restauração do equilíbrio físico, mental e emocional conhecida como: Aromaterapia.
Através de pesquisas recentes é confirmada a eficácia da aplicação dos óleos para massagens, como também através da inalação, estimulando de forma positiva as zonas cerebrais relacionadas as emoções.
Aliviando a tensão, aromatizando o ambiente para melhor harmonizá-los melhorar o humor ou como tratamento terapêutico.
Vamos conhecer algumas dessas essências e suas funções:
ALECRIM:  
Sua ação é estimulante e tônica, ativa a concentração e aumenta a pressão sanguinea, é sudorífero e combate fraquezas em geral como tonturas e dores de cabeça, esgotamento físico e mental. Excelente tônico capilar auxilia em problemas de queda de cabelo e tonifica o couro cabeludo. É uma planta considerada sagrada, quando queimada afasta energias negativas e combate a depressão.

BENJOIN: 
Essência extraída da resina - o aroma quente, balsâmico, lembra uma mistura de baunilha e chocolate. Tem propriedade anti-séptica, antidepressiva, expectorante, sedativa e diurética. Empregado nas artrites, ferimentos, tensão nervosa, estresse e principalmente, nos casos de catarro, bronquite, tosse e resfriado. 

CALÊNDULA/TAGETTES:
Tagettes é destilado de um tipo de Calêndula que cresce no norte da Índia e no sul da África. Tem coloração viva e um cheiro suave de ervas. Ele é especialmente indicado para tratar problemas nos pés como calos, pele grossa ou verrugas.

CAMOMILA:
Conhecida tambem como matricaria chamomilla, excelente no tratamento de insônia, dores estomacais e cólicas menstruais, inflamações e irritações na pele.
CAMOMILA ROMANA (ANTHEMILIS NOBILIS)  Ela é da mesma familia da outra camomila, porém é considerada a mais legítima camomila, é um óleo claro, por ser mais brando que a camomila azul, é indicado para crianças, sensibilidade na pele, e para clarear o cabelo.

CANELA:
Possui o aroma quente é uma das especiarias mais antigas que se tem notícia. Suas propriedades são tônicas, e anti -séptica, auxilia em dores provocadas por cólicas, combate cãibras, fortalece os músculos e é afrodisíaco, pode ser usado também com antibactericida nos ambientes, ajuda no tratamento de dores articulares quando acrescentado a cremes de massagem, como reumatismo, artrite etc..
Tonificante do sistema circulatório, respiratório e digestivo.

CÂNFORA: 
Agente equilibrador dos quadros depressivos, e de problemas circulatórios usados em tratamentos de distensões musculares, insônia e é um excelente elemento usado como protetor de energias negativas protegendo o ambiente 

 CARDAMOMO: Usada pelos Árabes no café da manhã como hospitalidade, tem cheiro quente e temperado, usada pela medicina oriental a pelo menos 3.000 anos. Ajuda na digestão, combate a náusea, flatulência e diarréia , estimula o apetite e é afrodisiaco. Amenisa dores de cabeça e fadiga mental.

CEDRO:   Conhecido por ter embalsamado as mumias do egito, tras consigo a lenda da longevidade , tbm foi usado como insenso no tibet. Seu aroma é balsâmico espectorante e tônico capilar, bom nos cuidados da   pele com erupções, acne e pele oleosa, em estados mais grves como psoríase, eczemas e dermatites. Auxilia nos tratamentos de exiga, queda de cabelo, medo e depressão.

2 comentários:

Ana Sixx disse...

Carlinha,
Muito legal seu blog!!!!
Coloque nesse resgate do feminino o protagonismo do parto.
Hoje em dia, infelizmente, as mulheres estão muito longe da essência, e entregam o seu corpo e o momento mais lindo e intenso da vida nas mãos de outras pessoas.
O parto é nosso, é um resgate feminino a ser feito!!
Boa Sorte no blog.
bjs

ps: tem um esqueminha que vc coloca no blog, onde as pessoas podem te seguir, dá uma olhada no meu e procura no teu painel que vc acha

Adriana Figueiredo disse...

Carlinha,
Adorei o seu blog!!!!!
Acho que você tem razão quando fala que a maioria das mulheres perderam a sua essência, inclusive eu, não só por motivos fúteis e sim por motivos parecidos com os seus, e é claro, você sabe disso.
E o seu blog dá uma injeção de ânimo para todas as mulheres que passam por situações parecidas ou que necessitam reencontrar a sua essência.
Parabéns amiga pelo seu blog, e por ajudar a todas nós!!!!!!
Beijos.

Postar um comentário